SOFTWARES

 

1- Controlador PID Digital Estruturado, para controle de processos industriais. Registrado no INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob número 96000253, expedido em 22/02/96.

2- Leitor Automático de Placas de Automóveis, para extração (via processamento digital de imagens) e reconhecimento (via rede neural) de caracteres de placas de automóveis. Registrado no INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob número 96001863, expedido em 04/09/96.

3- Servocontrolador Auto-Sintonizável Baseado em Fuzzy Logic, para sintonização automática de controlador PI para processos industriais. Registrado no INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob número 96001875, expedido em 28/02/97.

4- Classificador e Leitor de Imagens de Documentos, para reconhecimento do tipo de documento e leitura de campos de interesse, com aplicações, por exemplo, em automação bancária. O reconhecimento utiliza descritores de Fourier e a leitura de caracteres dos campos de interesse é efetuado via rede neural, com base nas imagens desses caracteres. Registrado no INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob número 97002139.

5- Leitor de Código de Barras baseado em Imagens, para leitura de código de barras em imagens, obtidas via scanner ou câmeras de vídeo, com aplicações em processamento automático de documentos. A determinação da localização e disposição das barras no documento é realizada automaticamente, e a seguir efetua-se a extração e posterior reconhecimento do código. Registro solicitado no INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial, em 06/01/99.

6- Leitor Óptico de Caracteres CMC7, para reconhecimento de caracteres CMC7, via processamento de imagens e reconhecimento de padrões, com aplicações em processamento automático de documentos. A imagem pode ser obtida via scanner ou câmeras de vídeo. Efetua-se localização automática dos caracteres e posterior segmentação, sendo o reconhecimento realizado por dois processos independentes, baseados em redes neurais e descritores de Fourier, de modo a se elevar o desempenho do algoritmo. Registro solicitado no INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial, em 15/05/2000, protocolo 00031341, transferido para a indústria em dezembro/2000.