LABORATÓRIO DE GUERRA ELETRÔNICA

Ciência e Tecnologia Aplicados à Defesa Nacional

O Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA atua principalmente nas seguintes áreas:

 

1. RF em Fotônica (Microwave Photonics)

2. Emissores e Sensores em Infravermelho

3. Radar e Guerra Eletrônica

4. Processamento de Sinais Radar e SAR

5. Materiais Absorvedores

6. Integração de Sistemas Aviônicos

7. Fotônica Integrada

8. Sistemas de Navegação e Drones

9. Comunicações Seguras

Caixa de texto: Notícias
Caixa de texto: Áreas de Atuação
Caixa de texto: Facilidades
Caixa de texto: Equipe
Caixa de texto: Publicações
Caixa de texto: Teses e Dissertações
Caixa de texto: Aplicações Operacionais
Caixa de texto: Contatos
Caixa de texto: Links Úteis

Áreas de Atuação

1. RF em Fotônica (Microwave Photonics)

Estudo e investigação das aplicações da fotônica para controle de sistemas emissores de RF de alta potência. São estudadas aplicações que podem ser desenvolvidas por meio de uma abordagem fotônica, tais como antenas phased array, controle remoto de amplificadores de potência e processamento de sinais de RF complexos em faixas de frequência que atingem até ondas milimétricas são estudadas. Projetos de demonstradores de conceito que se aplicam diretamente a estandes de Guerra Eletrônica, bem como a implementação de experimentos constituem o principal produto desta área.

Coordenador de área: Olympio Lucchini Coutinho, Dr.

2. Emissores e Sensores em Infravermelho

Estudo, análise, investigação e desenvolvimento de sensores infravermelhos, tais como, fotodetectores a poços quânticos, fotodiodos, quantum cascade detectors e microbolômetros. Tecnologias associadas também são abordadas, tais como, circuitos integrados de leitura, circuitos de imageamento, óptica de focalização e encapsulamento a baixas temperaturas. Tecnologias de sensores utilizados em sistemas de defesa das plataformas das Forças Armadas (aeronaves, navios, mísseis, etc.) são estudadas juntamente com a prospecção de novas tecnologias, suas potencialidades e aplicabilidade em sistemas nacionais, suportadas pelo desenvolvimento e implementação de demonstradores de conceito e laboratórios de medidas.

Coordenador de área: Lester de Abreu Faria, Dr.

3. Radar e Guerra Eletrônica

Estudo, análise, investigação e desenvolvimento de sensores de RF, tais como Radar Warning Receivers (RWR), radares, receptores, analisadores de espectro para Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica (MAGE) e Inteligência Eletrônica (ELINT). Tecnologias de sensores utilizados em sistemas de defesa das plataformas das Forças Armadas (aeronaves, navios, mísseis etc.) são estudadas juntamente com a prospecção de novas tecnologias, suas potencialidades e aplicabilidade em sistemas nacionais, suportadas pelo desenvolvimento e implementação de demonstradores de conceito e laboratórios de medidas.

Coordenador de área: Alexandre Camacho Coelho, M.C.

4. Processamento de Sinais Radar e SAR

Em construção...

Coordenador de área: Renato Machado, Dr.

5. Materiais Absorvedores

Estudo, investigação e predição de emissões nas faixas de RF, IV e UV de alvos militares. Métodos de medida, tais como radiometria em campo e refletometria em câmaras anecóicas, bem como técnicas de diminuição e otimização de emissões, como, por exemplo, utilização de materiais absorvedores de radiação, são estudadas. A atividade engloba a implementação de laboratório e arranjos experimentais que suportam a realização de medidas no solo e em voo, principalmente de aeronaves e mísseis da Força Aérea Brasileira.

Coordenador de área: Mirabel Cerqueira Rezende, Dr.

6. Integração de Sistemas Aviônicos

Estudo e utilização otimizada de barramentos de dados, tais como MIL-STD 1553B, ARINC 429, CAN BUS e Ethernet, para integração de sistemas embarcados em plataformas militares. O desenvolvimento de metodologias de teste e integração de protótipos, sua avaliação antes de serem certificados e aplicados, desenvolvimento de instrumentação virtual e monitoramento de sinais de barramento, bem como a implementação de interfaces de integração e o respectivo laboratório de teste são as principais atividades desta linha de pesquisa.

Coordenador de área: Pedro Carlos da Silva Euphrásio, M.C.

7. Fotônica Integrada

Projeto e análise de dispositivos ópticos integrados com diversos componentes ópticos combinados para realizar uma ou mais funções. Tais componentes envolvem filtros ópticos, moduladores, amplificadores, lasers e fotodetectores. Eles podem ser fabricados na superfície de alguns materiais cristalinos (silício, LiNbO3) e conectados com guias de onda ópticos.

Coordenador de área: Vilson Rosa de Almeida, PhD

8. Sistemas de Navegação e Drones

Em construção...

Coordenador de área:  Alison de Oliveira Moraes, Dr.

Caixa de texto: Principal

9. Comunicações Seguras

Em construção...

Coordenador de área:  Wagner Chiepa Cunha, PhD