Caixa de texto: Notícias
Caixa de texto: Áreas de Atuação
Caixa de texto: Facilidades
Caixa de texto: Equipe
Caixa de texto: Publicações
Caixa de texto: Teses e Dissertações
Caixa de texto: Aplicações Operacionais
Caixa de texto: Contatos
Caixa de texto: Links Úteis

LABORATÓRIO DE GUERRA ELETRÔNICA

Ciência e Tecnologia Aplicados à Defesa Nacional

Caixa de texto: Principal

Vice-Chefe do EMAER e palestrantes do XVIII SIGE visitam as instalações do LAB-GE

 

01/10/2016

O ITA promoveu o XVIII Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE) entre os dias 28 e 30 de setembro de 2016. A palestra de abertura do simpósio foi proferida pelo Maj Brig do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), abordando o tema “Capacidades Futuras da FAB”. Logo após a abertura, ele visitou as instalações do LAB-GE, acompanhado pelo Vice Diretor do DCTA, Maj Brig Eng Fernando César Pereira Santos, e do Reitor do ITA, Prof. Dr. Anderson Ribeiro.

 

O XVIII SIGE contou com quatro palestras e minicursos de professores de instituições internacionais, sendo dois da área de Guerra Eletrônica, os quais também visitaram o LAB-GE: Profa. Dra. Antonella Bogoni, da Universidade de Pisa, e Prof. Dr. Fábio Durante, da Naval Postgraduate School.

 

Durante todo o SIGE, houve a presença de 417 participantes. Foram apresentados 36 trabalhos, divididos em 12 sessões técnicas, e mais 22 pôsteres. Sete empresas do setor de defesa expuseram em stands durante o evento, possibilitando o ambiente adequado à troca de experiências entre os setores acadêmico e industrial da sociedade civil e militar e o setor operacional das Forças Armadas, em temas de ensino, pesquisa e desenvolvimento no âmbito da Política Nacional de Defesa.

Integrantes do LAB-GE recebem título de Guerreiro Honorário, em cerimônia de homenagem da Marinha do Brasil

 

06/06/2017

No dia 26 de maio, dois integrantes da equipe do LAB-GE foram homenageados pelo 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino, comandado pelo Capitão de Fragata Anderson Sergipe Vieira. O Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Olympio Lucchini Coutinho e o Servidor Civil Felipe Streitenberger Ivo receberam o Título de Guerreiro Honorário, que se destina a agraciar os militares e civis das Forças Armadas Brasileiras e Estrangeiras, Forças Auxiliares e instituições civis que tenham prestado relevantes serviços ao Esquadrão. A entrega de certificados foi realizada durante a cerimônia comemorativa do 52° aniversário do Esquadrão, presidida pelo Contra-Almirante Paulo Ricardo Finotto Colaço, Comandante da Força Aeronaval, na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, RJ.

 

Os servidores do ITA receberam a honraria como reconhecimento pelo trabalho realizado durante a missão de avaliação do Sistema de Guerra Eletrônica do helicóptero SH-16 Seahawk, realizada nos meses de agosto e novembro de 2016 no hangar X-30 do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), em conjunto com o Centro de Guerra Eletrônica da Marinha do Brasil e do Comando em Chefe da Esquadra. A participação do LAB-GE na operação consistiu da implementação e operação do arranjo experimental de geração de sinais radar para simulação de cenários eletromagnéticos, irradiados na direção da aeronave com o objetivo de sensibilizar os sistemas embarcados de guerra eletrônica. Desta forma, as equipes de avaliação operacional e a tripulação da aeronave puderam avaliar a performance do sistema e aprimorar a doutrina de emprego dos sensores de guerra eletrônica embarcados.

 

Maiores informações: http://www.ita.br/noticias132

Caixa de texto: 1
Caixa de texto: 2

Páginas:

Alunos do CEAAE 2016 participam de formatura dos cursos de pós-graduação lato sensu do ITA

 

05/12/2016

No dia 02/12/2016 ocorreu a formatura de 113 alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu do ITA: Extensão em Engenharia de Armamento Aéreo (CEEAA); Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE); Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (PE-SAFETY); Curso de Aperfeiçoamento de Gestão Escolar com ênfase em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; e Curso de Aperfeiçoamento de Formação de Professores em Tecnologias da Informação.

 

Durante a realização do curso, os 14 alunos do CEAAE desenvolveram suas atividades nas instalações e laboratórios do LAB-GE, incluindo aulas práticas de sinal radar, emissores infravermelho, comunicações de sinais, barramentos aviônicos, antenas e micro-ondas. O LAB-GE também forneceu suporte aos Trabalhos de Conclusão de Curso (CEAAE), destacando-se o uso dos softwares FEKU, New Fasant e Matlab.

 

O Cap Eng Romildo, coordenador do CEAAE em 2016 e também pertencente ao efetivo do LAB-GE, foi escolhido pela turma como instrutor homenageado e entregou os certificados para os 14 formandos do curso.

LAB-GE auxilia nas aulas práticas para alunos da Engenharia Aeronáutica do ITA

 

06/06/2017

A turma do 2º ano profissional de Engenharia Aeronáutica esteve no LAB-GE para realizar aula prática, acerca de modulação de sinais e antenas, da disciplina ELE-26 (Sistemas Aviônicos), ministrada pelo Ten Cel QOECOM Olympio Lucchini Coutinho.

 

A aula contou com apoio do Cap Eng Romildo Henrique de Souza e do Servidor Civil Felipe Streitenberger Ivo, os quais conduziram os experimentos com os equipamentos e instrumentos presentes no LAB-GE. Na oportunidade, os alunos visualizaram sinais modulados em amplitude, frequência e fase e obtiveram os diagrama de radiação de uma antena dipolo de meia onda. Além disso, puderam conhecer um pouco mais dos trabalhos e pesquisas desenvolvidas no LAB-GE.

 

O Cap Romildo, chefe-interino do laboratório, recebeu os visitantes e ressaltou que a infraestrutura do LAB-GE está disponível para todos os alunos da graduação em futuros projetos e trabalhos de conclusão de curso.

Dr. Vilson Rosa de Almeida, pesquisador do ITA e colaborador do LAB-GE, é destaque na Optical Society of America

 

13/09/2017

O Dr Vilson Rosa de Almeida, ex-aluno do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (ELE-97, M.C-98) e PhD (Cornell University 2004), contribuiu com três artigos entre os 100 mais citados nos 40 anos do periódico Optics Letters, publicação especializada na área de óptica e fotônica. Entre os mais de 100 mil artigos da revista, os do Prof. Vilson obtiveram as posições 16ª, 60ª e 80ª. A divulgação foi feita no início do mês pela Optical Society of America (OSA).

 

Um dos artigos tem como título “Guiding and confining light in void nanostructure”; outro é intitulado “Nanotaper for compact mode conversion”; e o terceiro, “Experimental demonstration of guiding and confining light in nanometer-size low-refractive-index material”.

 

“Isso representa um reconhecimento internacional da relevância do trabalho por significativa contribuição acadêmica, científica e tecnológica”, comemora Vilson.

 

“Os artigos são mais relacionados com a nanofotônica que tem a ver com colocar diversas propriedades de processamento fotônico dentro de chips que, em breve, vão ser comercializados em larga escala. No contexto aeroespacial, isso está relacionado com a redução de potência, peso e dimensões. Por exemplo, para se lançar algum artefato ao espaço, esses três fatores são muito relevantes”, completa.

 

O Dr. Vilson atua como Professor Visitante Sênior CAPES-ITA, Docente Permanente PG/EEC e PG/CTE e Docente Colaborador PG/FIS, além de atuar também no Instituto de Estudos Avançados (IEAv). Ele tem participado ativamente nas pesquisas experimentais em nanofotônica conduzidas no Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE) do ITA.

 

Maiores informações: http://www.ita.br/noticias/pesquisadordoitadestaquenaopticssocietyofamerica

 

CEAAE comemora 20 anos com palestra de abertura do Exmo. Sr. Brig do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo

 

21/06/2018

O Curso de Especialização em Análise do Ambiente Eletromagnético (CEAAE) está completando 20 anos em 2018 e comemorou a data no dia 21 de junho com um evento de abertura para a nova turma do curso. Na ocasião, personagens importantes para a implantação e consolidação do curso foram homenageados, como o Prof. Dr. José Edimar Barbosa de Oliveira e o Cel Av R1 Narcélio Ramos Ribeiro. O evento contou a palestra do Exmo. Sr. Brig do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo (COMPREP), ex-aluno do CEAAE,  o qual ressaltou a importância desse curso de especialização para o Comando da Aeronáutica e para as Forças Armadas em geral, uma vez que o CEAAE também recebe alunos-oficiais da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

 

A plateia presente no Auditório B do ITA era formada principalmente por alunos e ex-alunos do curso, professores e ex-professores, militares da ativa e da reserva que se envolveram com o curso ao longo de suas carreiras, além de civis e demais convidados. Dentre as autoridades presentes, estavam o Exmo. Sr. Vice-Diretor do DCTA, Maj Brig do Ar Hudson Costa Potiguara, e o Magnífico Reitor do ITA, Prof. Anderson Ribeiro Correia, além de chefes e diretores das Organizações Militares do DCTA.

 

O evento foi organizado por uma parceria conjunta entre o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP) e o ITA, coordenados respectivamente pelo Diretor do IAOP, Ten Cel Luciano Barbosa Magalhães, e pelo coordenador do CEAAE, Ten Cel Alexandre Camacho Coelho. Mais informações sobre o memorando de entendimento entre os dois institutos em:

 http://www.ita.br/noticias/firmadomemorandodeentendimentoentreiaopeita

 

 

O CEAAE é um curso de especialização oferecido anualmente pelo ITA, com duração de um semestre, aberto a militares e civis, conforme o interesse do Comando da Aeronáutica. Foi criado em 1998 e tem foco em atividades na área de Guerra Eletrônica. Atualmente, a turma de 2018 é composta por 16 oficiais-alunos, todos da Força Aérea Brasileira.

 

Abaixo, pode ser acessado o vídeo com depoimentos de ex-alunos, em comemoração aos 20 anos do CEAAE:

https://www.youtube.com/watch?v=CCNHfOy11uo&feature=youtu.be

 

 

 

 

 

Comitiva de professores do PPGAO, efetivo do LABGE e alunos do ITA realizam viagem de estudo em guerra eletrônica em Organizações do Exército, da Marinha e da Aeronáutica no RJ

 

01/12/2018

Uma comitiva do ITA realizou visitas técnicas em organizações militares na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 29 de novembro de 2018. A equipe foi liderada pelo Cel QOECOM Olympio Lucchini Coutinho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), e contou com a participação de professores da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA, pesquisadores do Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE) do ITA e alunos da pós-graduação. Essa viagem de estudo tem o objetivo de aproximar as áreas de pesquisas acadêmicas em Guerra Eletrônica e Sensoriamento Remoto com a área operacional, por meio de visitas técnicas em organizações que desempenham atividades diretamente ligadas aos temas de pesquisa do PPGAO, visando uma melhor aplicação dos estudos desenvolvidos.

 

No dia 26 de novembro, a comitiva esteve no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), onde assistiu uma palestra sobre gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo e as atividades do Centro, seguida por uma visita ao Salão Operacional. No dia 27 de novembro, a comitiva conheceu o Projeto Rádio Definido por Software de Defesa (RDS-Defesa) e o Projeto Radar, com posterior visita ao Laboratório de Medidas Eletromagnéticas (LME), no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), em Barra de Guaratiba. A Ala 12, antiga Base Aérea de Santa Cruz, recebeu a comitiva no dia 28 de novembro, com visita às instalações do Esquadrão Puma (3º/8º GAv) e do Esquadrão Orugan (1º/7º). Por fim, a comitiva esteve no dia 29 de novembro no Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), na Ilha do Governador, para conhecer os projetos de sistemas digitais e de guerra eletrônica, incluindo o Projeto MAGE Defensor.