A DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA


Introdução Docentes Corpo Técnico/Administrativo Graduação Pós-Graduação

INTRODUÇÃO

A Divisão de Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – IEE – mantém Cursos de Graduação e de Pós-graduação stricto sensu, sendo a precursora no Brasil nestas áreas de especialização da Engenharia Elétrica, formando a sua primeira Turma de Engenheiros de Eletrônica em 1953 e titulando o primeiro Mestre em Ciências no ano de 1963 e o primeiro Doutor em Ciências no ano de 1970.

A Divisão de Engenharia Eletrônica é uma das cinco Divisões de Ensino profissional do ITA, que conta ainda com as Divisões de Ensino Fundamental e de Pós-graduação. A Divisão é constituída de quatro Departamentos:

A Divisão de Engenharia Eletrônica também mantém, em conjunto com a Divisão de Ciência da Computação, o Curso de Engenharia de Computação. Nos dois primeiros anos profissionais desse Curso, cada uma dessas Divisões é responsável por aproximadamente 50% das matérias do seu currículo. Os Cursos de Engenharia Eletrônica e de Engenharia de Computação admitem conjuntamente cerca de 50 alunos (aproximadamente 50% cada), anualmente.

A Divisão de Engenharia Eletrônica é responsável, no Curso de Pós-graduação em Engenharia Eletrônica e Computação, PG/EEC, pelas seguintes Áreas de Concentração:

Uma quinta Área de Concentração do PG/EEC, a Área de Informática – PG/EEC-I, é conduzida sob responsabilidade da Divisão de Ciência da Computação.

Para mais informações entre em contato com:
     Chefia da Divisão de Engenharia Eletrônica
     Instituto Tecnológico de Aeronáutica
     DCTA - ITA - IEE
     Praça Mal. Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias
     12228-900 - São José dos Campos - SP
     Tel.: (12)3947-5878 - Fax: (12)3947-6930


CORPO DOCENTE DA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA - IEE

E-mails, telefones/ramais e links para CV Lattes.
Áreas de atuação dos docentes com titulação de doutor.

DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA APLICADA - IEE-A

DEPARTAMENTO DE MICROONDAS E OPTOELETRÔNICA - IEE-M

DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E CONTROLE - IEE-S

DEPARTAMENTO DE TELECOMUNICAÇÕES - IEE-T

INÍCIO

CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA - IEE

E-mails, telefones/ramais e links para CV Lattes.

INÍCIO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA

O Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica é um curso pleno de engenharia, com duração de cinco anos, em regime seriado. Após a formação básica comum a todos os cursos de engenharia do ITA, no Curso Fundamental com duração de dois anos, o Curso Profissional de Engenharia Eletrônica, com duração de três anos, forma engenheiros de concepção e seus alunos devem ter fortes bases científicas em Matemática, Física e Informática. Os dois primeiros anos do Curso Profissional de Eletrônica promovem uma formação balanceada nas áreas de Telecomunicações, Sistemas de Controle, Eletromagnetismo e Eletrônica Aplicada. Um certo grau de especialização pode ser obtido no último ano de sua formação, através de matérias (disciplinas) optativas e da escolha do tema do Trabalho de Graduação.

O aluno do 3º Ano Profissional de Eletrônica pode optar por até duas matérias (em três optativas) de outros Cursos do ITA, inclusive de Pós-graduação, a cada Período (semestre letivo), o que, associado ao conjunto de matérias que compõem o Currículo Mínimo de Formação Geral do Engenheiro (Economia, Administração, etc.), permite formar engenheiros com conhecimentos adicionais em gerência de pesquisa e desenvolvimento, marketing em engenharia, etc.

O profissional formado deve ser capaz de atuar tanto com o hardware como com o software de sistemas analógicos e digitais. O Currículo do Curso de Engenharia Eletrônica é atualmente constituído de 29 matérias semestrais obrigatórias, incluindo as de formação geral do engenheiro e uma de Matemática, e seis optativas, além de um Trabalho de Graduação (2 semestres letivos).

O Trabalho de Graduação, na maior parte das vezes associado a estágios ou a bolsas de Iniciação Científica, consiste no desenvolvimento de um projeto que tem por objetivos:

O aluno de graduação do ITA, de desempenho superior, poderá se inscrever no Programa Integrado Graduação-Mestrado, PIGM, desenvolvendo um Trabalho de Graduação que possa evoluir para uma Tese de Mestrado e cursar matérias de pós-graduação valendo créditos para o Mestrado, de modo a poder ser titulado como Mestre em Ciências no prazo de um ano após a graduação.

INÍCIO

Atualizado por CLNJ em 20/06/2022.