Caixa de texto: Notícias
Caixa de texto: Áreas de Atuação
Caixa de texto: Facilidades
Caixa de texto: Equipe
Caixa de texto: Publicações
Caixa de texto: Teses e Dissertações
Caixa de texto: Aplicações Operacionais
Caixa de texto: Contatos
Caixa de texto: Links Úteis

LABORATÓRIO DE GUERRA ELETRÔNICA

Ciência e Tecnologia Aplicados à Defesa Nacional

Caixa de texto: Principal

Integrantes do LAB-GE recebem título de Guerreiro Honorário, em cerimônia de homenagem da Marinha do Brasil

 

06/06/2017

No dia 26 de maio, dois integrantes da equipe do LAB-GE foram homenageados pelo 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino, comandado pelo Capitão de Fragata Anderson Sergipe Vieira. O Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Olympio Lucchini Coutinho e o Servidor Civil Felipe Streitenberger Ivo receberam o Título de Guerreiro Honorário, que se destina a agraciar os militares e civis das Forças Armadas Brasileiras e Estrangeiras, Forças Auxiliares e instituições civis que tenham prestado relevantes serviços ao Esquadrão. A entrega de certificados foi realizada durante a cerimônia comemorativa do 52° aniversário do Esquadrão, presidida pelo Contra-Almirante Paulo Ricardo Finotto Colaço, Comandante da Força Aeronaval, na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, RJ.

 

Os servidores do ITA receberam a honraria como reconhecimento pelo trabalho realizado durante a missão de avaliação do Sistema de Guerra Eletrônica do helicóptero SH-16 Seahawk, realizada nos meses de agosto e novembro de 2016 no hangar X-30 do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), em conjunto com o Centro de Guerra Eletrônica da Marinha do Brasil e do Comando em Chefe da Esquadra. A participação do LAB-GE na operação consistiu da implementação e operação do arranjo experimental de geração de sinais radar para simulação de cenários eletromagnéticos, irradiados na direção da aeronave com o objetivo de sensibilizar os sistemas embarcados de guerra eletrônica. Desta forma, as equipes de avaliação operacional e a tripulação da aeronave puderam avaliar a performance do sistema e aprimorar a doutrina de emprego dos sensores de guerra eletrônica embarcados.

 

Maiores informações: http://www.ita.br/noticias132

Caixa de texto: 1
Caixa de texto: 2

Páginas:

Dr. Vilson Rosa de Almeida, pesquisador do ITA e colaborador do LAB-GE, é destaque na Optical Society of America

 

13/09/2017

O Dr Vilson Rosa de Almeida, ex-aluno do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (ELE-97, M.C-98) e PhD (Cornell University 2004), contribuiu com três artigos entre os 100 mais citados nos 40 anos do periódico Optics Letters, publicação especializada na área de óptica e fotônica. Entre os mais de 100 mil artigos da revista, os do Prof. Vilson obtiveram as posições 16ª, 60ª e 80ª. A divulgação foi feita no início do mês pela Optical Society of America (OSA).

 

Um dos artigos tem como título “Guiding and confining light in void nanostructure”; outro é intitulado “Nanotaper for compact mode conversion”; e o terceiro, “Experimental demonstration of guiding and confining light in nanometer-size low-refractive-index material”.

 

“Isso representa um reconhecimento internacional da relevância do trabalho por significativa contribuição acadêmica, científica e tecnológica”, comemora Vilson.

 

“Os artigos são mais relacionados com a nanofotônica que tem a ver com colocar diversas propriedades de processamento fotônico dentro de chips que, em breve, vão ser comercializados em larga escala. No contexto aeroespacial, isso está relacionado com a redução de potência, peso e dimensões. Por exemplo, para se lançar algum artefato ao espaço, esses três fatores são muito relevantes”, completa.

 

O Dr. Vilson atua como Professor Visitante Sênior CAPES-ITA, Docente Permanente PG/EEC e PG/CTE e Docente Colaborador PG/FIS, além de atuar também no Instituto de Estudos Avançados (IEAv). Ele tem participado ativamente nas pesquisas experimentais em nanofotônica conduzidas no Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE) do ITA.

 

Maiores informações: http://www.ita.br/noticias/pesquisadordoitadestaquenaopticssocietyofamerica

 

CEAAE comemora 20 anos com palestra de abertura do Exmo. Sr. Brig do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo

 

21/06/2018

O Curso de Especialização em Análise do Ambiente Eletromagnético (CEAAE) está completando 20 anos em 2018 e comemorou a data no dia 21 de junho com um evento de abertura para a nova turma do curso. Na ocasião, personagens importantes para a implantação e consolidação do curso foram homenageados, como o Prof. Dr. José Edimar Barbosa de Oliveira e o Cel Av R1 Narcélio Ramos Ribeiro. O evento contou a palestra do Exmo. Sr. Brig do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo (COMPREP), ex-aluno do CEAAE,  o qual ressaltou a importância desse curso de especialização para o Comando da Aeronáutica e para as Forças Armadas em geral, uma vez que o CEAAE também recebe alunos-oficiais da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

 

A plateia presente no Auditório B do ITA era formada principalmente por alunos e ex-alunos do curso, professores e ex-professores, militares da ativa e da reserva que se envolveram com o curso ao longo de suas carreiras, além de civis e demais convidados. Dentre as autoridades presentes, estavam o Exmo. Sr. Vice-Diretor do DCTA, Maj Brig do Ar Hudson Costa Potiguara, e o Magnífico Reitor do ITA, Prof. Anderson Ribeiro Correia, além de chefes e diretores das Organizações Militares do DCTA.

 

O evento foi organizado por uma parceria conjunta entre o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP) e o ITA, coordenados respectivamente pelo Diretor do IAOP, Ten Cel Luciano Barbosa Magalhães, e pelo coordenador do CEAAE, Ten Cel Alexandre Camacho Coelho. Mais informações sobre o memorando de entendimento entre os dois institutos em:

 http://www.ita.br/noticias/firmadomemorandodeentendimentoentreiaopeita

 

 

O CEAAE é um curso de especialização oferecido anualmente pelo ITA, com duração de um semestre, aberto a militares e civis, conforme o interesse do Comando da Aeronáutica. Foi criado em 1998 e tem foco em atividades na área de Guerra Eletrônica. Atualmente, a turma de 2018 é composta por 16 oficiais-alunos, todos da Força Aérea Brasileira.

 

Abaixo, pode ser acessado o vídeo com depoimentos de ex-alunos, em comemoração aos 20 anos do CEAAE:

https://www.youtube.com/watch?v=CCNHfOy11uo&feature=youtu.be

 

 

 

 

 

Comitiva de professores do PPGAO, efetivo do LABGE e alunos do ITA realizam viagem de estudo em guerra eletrônica em Organizações do Exército, da Marinha e da Aeronáutica no RJ

 

01/12/2018

Uma comitiva do ITA realizou visitas técnicas em organizações militares na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 29 de novembro de 2018. A equipe foi liderada pelo Cel QOECOM Olympio Lucchini Coutinho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), e contou com a participação de professores da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA, pesquisadores do Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE) do ITA e alunos da pós-graduação. Essa viagem de estudo tem o objetivo de aproximar as áreas de pesquisas acadêmicas em Guerra Eletrônica e Sensoriamento Remoto com a área operacional, por meio de visitas técnicas em organizações que desempenham atividades diretamente ligadas aos temas de pesquisa do PPGAO, visando uma melhor aplicação dos estudos desenvolvidos.

 

No dia 26 de novembro, a comitiva esteve no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), onde assistiu uma palestra sobre gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo e as atividades do Centro, seguida por uma visita ao Salão Operacional. No dia 27 de novembro, a comitiva conheceu o Projeto Rádio Definido por Software de Defesa (RDS-Defesa) e o Projeto Radar, com posterior visita ao Laboratório de Medidas Eletromagnéticas (LME), no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), em Barra de Guaratiba. A Ala 12, antiga Base Aérea de Santa Cruz, recebeu a comitiva no dia 28 de novembro, com visita às instalações do Esquadrão Puma (3º/8º GAv) e do Esquadrão Orugan (1º/7º). Por fim, a comitiva esteve no dia 29 de novembro no Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), na Ilha do Governador, para conhecer os projetos de sistemas digitais e de guerra eletrônica, incluindo o Projeto MAGE Defensor.

LAB-GE recebe equipes do Exército e da AFA para treinamento em Guerra Eletrônica

 

19/06/2019

O Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE) do ITA recebeu equipe do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro (CIGE-EB), entre os dias 03 e 07 de junho de 2019. A equipe era constituída por sete instrutores do CIGE. O objetivo da visita foi realizar treinamento teórico e prático sobre temas de guerra eletrônica de interesse do Exército, para adequação do currículo básico dos cursos oferecidos pelo CIGE. O treinamento incluiu técnicas de geração e medição de sinais de radiofrequência, operação de sistemas radar e sensores eletro-ópticos, além de conceitos de comando e controle e defesa cibernética. Também houve a apresentação da estrutura e dos objetivos dos cursos voltados para aplicações operacionais no ITA, como o Curso de Especialização em Análise do Ambiente Eletromagnético (CEAAE) e o Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO).

 

Na semana posterior, entre 12 e 14 de junho, ocorreu a visita de nove cadetes do Clube de Guerra Eletrônica da Academia da Força Aérea (AFA), acompanhados de três oficiais instrutores. Eles participaram do Estágio em Aplicações Operacionais para Cadetes, coordenado pelo LAB-GE. Este treinamento visa despertar o interesse dos cadetes aviadores, intendentes e infantes pelos temas de guerra eletrônica, uma vez que sistemas relacionados estão cada vez mais presentes nas atividades da FAB, sendo um fator decisivo nas novas aeronaves Gripen, KC-390 e H-36. O Cap Eng Romildo Henrique de Souza, Chefe do LAB-GE, informou que os cadetes puderam acompanhar diversos experimentos no laboratório e destacou que esta é uma das missões do LABGE, ao contribuir na formação de alunos e na divulgação da importância da guerra eletrônica como um fator de assimetria operacional.

Formatura da Turma do CEAAE 2019 e Homenagem da Turma CEAAE 2007

 

04/12/2019

A 21ª turma do Curso de Especialização em Análise do Ambiente Eletromagnético (CEAAE), composta por 17 oficiais da Força Aérea Brasileira, formou-se no dia 29/11/2019, juntamente com os alunos dos demais cursos de Pós-Graduação lato sensu do ITA. A cerimônia foi aberta pelo Reitor do ITA, Prof. Dr. Cláudio Jorge Pinto Alves, e teve a participação do Vice Diretor do DCTA, Maj Brig do Ar Hudson Costa Potiguara. O paraninfo da turma foi o General de Divisão Guido Amin Naves, o qual atualmente exerce a função de Comandante de Defesa Cibernética. Na ocasião, a turma CEAAE 2019 elegeu o Cap Eng Romildo Henrique de Souza como instrutor homenageado, recebendo o certificado entregue pelo Maj Inf Daniel Gonçalves, oficial mais antigo e primeiro colocado da turma.

 

Por oportuno, uma hora antes da formatura, houve o descerramento da placa referente à turma CEAAE 2007 no corredor do Laboratório de Guerra Eletrônica, em frente à sala de aula do CEAAE. Esta ação foi promovida pelos ex-alunos da turma de 2007, representados pelo Capitão de Mar-e-Guerra Ali Kamel Issmael Júnior e pelo Ten Cel Av Ernesto Naoto Iwema, como um reconhecimento pelas oportunidades que o CEAAE proporcionou a suas carreiras e como homenagem ao então paraninfo da turma, Prof. Dr. José Edimar Barbosa Oliveira.

Caixa de texto: 3

ITA recebe professor da universidade francesa ENIB para ministrar curso na área de fotônica

 

16/12/2019

Nas duas primeiras semanas de dezembro de 2019, o ITA recebeu a visita do Prof. Dr. Mikael Guegán, da École Nationale d’Ingéneurs de Brest (França), como professor convidado para ministrar o curso “Introduction in Optical Amplifiers and Power Over Fiber Transmission”. Na ocasião, o Prof. Guegán também realizou experimentos no Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA (LAB-GE), envolvendo amplificação óptica com SOA (Semiconductor Optical Amplifier) e EDFA (Erbium Doped Fiber Amplifier).

 

Essas atividades fazem parte do acordo de cooperação entre ITA e ENIB, para intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos entre as duas instituições, sendo que este curso foi coordenado pelo Prof. Dr. Olympio Lucchini Coutinho, Cel R1.